Ad Code

Ter uma Voz de Locutor de Rádio

 Aquecer a voz e treiná-la frequentemente são componentes essenciais para fortalecer a sua voz de locutor. Por exemplo, um dos treinamentos mais importantes é a pronúncia clara de palavras tanto de modo rápido quanto devagar. Tudo isto para que, no fim, a sua voz flua com naturalidade e personalidade, sem soar como um animador de circo. Quanto mais treinar e mais estiver consciente do que está a fazer , menos precisará se esforçar para manter a voz de locutor.



1 Exercite as cordas vocais. 


Aumente a potência da voz treinando alguns exercícios de fortalecimento. Escolha algumas palavras com sons específicos e repita-as alternando as oitavas dentro do seu alcance de voz. Em seguida, repita o exercício em voz mais alta.
  • Comece repetindo: “Mm-mmm. Mmm-hmm”.
  • Agora, repita: “Nei, nei, nei” dez vezes.
  • Faça sons de sirene usando vogais e subindo e descendo as oitavas dentro de seu alcance de voz.
  • Os locutores usam as cordas vocais de forma rápida e com a tensão controlada.


 Olhe para um espelho e pronuncie cada palavra vagarosamente e corretamente. Não titubeie. Treine repetir trava-línguas rapidamente. Aprimorar a qualidade da dicção o ajudará a fazer transmissões ao vivo com maior velocidade.
  • Repita seis vezes: “O peito do pé de Pedro é preto. Quem disser que o peito do pé de Pedro é preto, tem o peito do pé mais preto do que o peito do pé de Pedro”.
  • Repita várias vezes: “A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha”.

 

Conheça as qualidades da sua voz. Analise a sua capacidade de lidar com os erros e observe onde podem ser feitas melhorias. Certifique-se de não estar dando ênfase aos erros, pois é dessa forma que eles chamarão a atenção do ouvinte.
  • Por exemplo, caso tenha errado a pronúncia de determinada palavra, apenas corrija-a e siga em frente.

 

Beba água morna ou chá com uma fatia de limão ao se levantar pela manhã e ao longo de todo o dia. Pegue leve no açúcar e na cafeína: ambos podem ressecar a voz. Também é importante evitar leite e derivados a fim de não estimular a produção de muco.
  • As melhores bebidas são as mornas, não as quentes ou geladas.
  • As maçãs verdes contêm pectina, que é uma substância capaz de combater o catarro persistente na garganta (fleuma). Portanto, beba suco ou coma a fruta in natura.

 

O que inclui soltar os ombros sem inclinar-se para frente ou ficar corcunda – caso não consiga, faça alguns exercícios posturais. Mantenha o corpo ereto, mas relaxado.
  • A boa postura ajuda a fazer o melhor uso possível da respiração diafragmática.
  • Uma postura desleixada coloca muita pressão no tórax, tornando mais difícil inalar o ar.

 


Se possível, abra uma janela para renovar o ar. Respira profundamente sem levantar os ombros. Inale pelo nariz contando até três, pause, e exale de uma vez contanto até oito.

Aquecer a voz e treiná-la frequentemente são componentes essenciais para fortalecer a sua voz de locutor. Por exemplo, um dos treinamentos mais importantes é a pronúncia clara de palavras tanto de modo rápido quanto devagar. Tudo isso para que, no fim, a sua voz flua com naturalidade e personalidade, sem soar como um animador de circo. Quanto mais treinar e mais estiver consciente do que está fazendo, menos precisará se esforçar para manter a voz de locutor.


 

Coloque as bases das palmas das mãos abaixo das maçãs do rosto. Massageie os músculos da face pressionando-os para dentro e para baixo. Deixe o maxilar abrir sozinho enquanto você se massageia.
  • Repita o processo algumas vezes para aquecer a boca e diminuir a pressão da mandíbula.
  • Faça, também, movimentos circulares durante a massagem.

 

Comece com um zunido grave, exalando o ar por entre os lábios, fazendo um som de “Mmmm”. Repita, fazendo um som de “Ahhhh” na metade do exercício. Para fazer um zunido mais agudo, contraia os lábios e deixe-os vibrar enquanto exala o ar e mantém a língua relaxada. Inale e repita o processo.
  • Faça os exercícios subindo e descendo o tom da voz.


 

Segure-a atrás dos dentes incisivos superiores (dentes de coelho) e expire deixando-a vibrar produzindo o som da letra “R”. Mantenha o mesmo som e varie o tom dentro do seu alcance de voz.
  • O objetivo desse exercício é relaxar a língua enquanto estimula a voz e a respiração.


 

Sem sair do seu alcance vocal, alongue a voz começando em um tom grave e subindo ao som da sílaba “Mi”. Vá ampliando o alcance da voz de forma delicada a cada repetição.
  • Experimente fazer o mesmo exercício com os sons de “I” e “U”.

 

Mantenha o mesmo tom de voz de uma conversa. Leia as palavras de modo natural para cativar os ouvintes. Não seja formal demais. Quando estiver trabalhando, imagine-se conversando com um amigo ou lendo algo em voz alta para si mesmo. Dê vida às palavras, como se estivesse lendo uma história.
  • O locutor e dublador (do Salsicha do Scooby-Doo) Casey Kasem sugeriu encarar o microfone como um elegante violino que se pretende tocar com toda a emoção do mundo.

 

Expresse suas ideias e frases do começo ao fim, sem hesitar. Jamais deixe um raciocínio inacabado. Mantenha o foco e o volume sempre consistentes.
  • Por exemplo, não esgote todo o fôlego de uma vez a ponto de precisar parar para retomá-lo. Faça as pausas corretamente no decorrer da sua fala.

 

Concentre-se em parecer você mesmo. Não tente se adequar a um estereótipo só para agradar as pessoas de uma determinada região, idade, raça ou religião. Seja sincero e isso agradará mais do que uma mera imitação.
  • Não tente se parecer com os locutores que admira. É o seu próprio estilo que fará toda a diferença na sua carreira.
  • Fale com a mesma voz que escuta dentro da cabeça quando lê uma história em silêncio.


 

Pesquise as notícias e os assuntos de interesse popular. Prepare tópicos e anotações. Fale mais sobre o que os ouvintes gostariam de discutir e menos o que você gostaria de falar.
  • Encontre assuntos de interesse popular na internet pesquisando nos trends das redes sociais e observando o que dizem e postam os ouvintes.

.

Close Menu